Nasceu em 1564 na Itália. Estudou medicina, mas se interessava mais pela Matemática, Física e Astronomia.
Galileu Galilei pode ser considerado o “pai do método científico” e de outras descobertas que impactam o mundo até hoje. Entre elas estão o telescópio, por exemplo, que transformou o estudo da astronomia, e o uso da experimentação como forma de estudo, como afirma a Encyclopedia Britannica.
Esta forma de investigar o mundo feita através de tentativa e erro, experimentos, observação direta e raciocínio lógico se contrapunha à maneira como pensadores clássicos, tais como Aristóteles, desenvolveram suas teses até então, em especial nas ciências naturais.
![]() |
| Figura 01 - Julgamento de Galileu |
Desde cedo passou a defender que o sistema planetário era heliocêntrico (o centro do sistema planetário seria o Sol), contrário aos dogmas da Igreja que imputava como geocêntrico, ou seja, que os planetas estariam girando em torno da Terra. Em 1630, Galileu publicou seu livro “Sobre os dois maiores sistemas do mundo”, em que defende abertamente o sistema heliocêntrico e apresenta as evidências que acumulara com suas observações astronômicas. Galileu foi intimado pela inquisição a comparecer a um julgamento público em Roma. Lá, foi obrigado a abjurar suas crenças e declarar arrependimento, a fim de evitar a morte na fogueira como herege. Ele fez sua declaração e foi sentenciado a prisão domiciliar, que teve de cumprir até sua morte, já totalmente cego, em 1642.
Hoje sabemos que o cientista estava correto!
