A força nuclear é a força entre as partículas no núcleo de um átomo. Ela pode existir entre dois prótons, dois nêutrons ou entre um próton e um nêutron. A força nuclear é atrativa. Ela mantém os prótons e nêutrons unidos e é responsável pela estabilidade do núcleo. É uma força de curto alcance, com um alcance da ordem da dimensão do próton, que se anula a uma distância específica.
A força nuclear depende do spin. No entanto, ela é independente da carga, o que significa que as forças entre dois prótons, dois nêutrons e um próton e um nêutron são aproximadamente as mesmas quando as forças eletromagnéticas são ignoradas.
Propriedades da Força Nuclear: Aqui estão alguns fatos e características da força nuclear. Classificada em força nuclear forte e força nuclear fraca, ocorre entre núcleos, como prótons e nêutrons. É de curto alcance e finito (da ordem da dimensão do próton). A força nuclear forte é 137 vezes mais poderosa que a força elétrica. Não afeta as propriedades físicas e químicas de uma substância. É Detectado por meio de reações nucleares e radioatividade e dependente do spin das partículas.
- Força Nuclear Forte: A força atrativa garante a unidade do núcleo, mantendo unidas todas as partículas fundamentais, como prótons, nêutrons e quarks. Essa força é responsável pela radiação alfa.
- Força Nuclear Fraca: A força que atua dentro dos nucleons individuais e que, ocasionalmente, leva à transformação de um nêutron em um próton e vice-versa. Essa força é comumente observada durante o decaimento beta.
Tanto a força nuclear forte quanto a fraca estão presentes no núcleo de um átomo. Ambas atuam sobre os quarks que compõem os prótons e nêutrons. Elas têm um alcance curto e finito e são mais poderosas que a gravidade.
Força nuclear forte versus força nuclear fraca
Força Nuclear Forte
Definição: A força atrativa entre as partículas fundamentais que compõem um núcleo.Responsável por manter os quarks unidos nos bárions; e prótons e nêutrons em um núcleo.Força Relativa: 1;Faixa: 10-15 m;Portadores de força: Glúons;Descrito por: Cromodinâmica quântica;Exemplo: A força entre um nêutron e um próton.
Força Nuclear Fraca:
Definição: A força que transforma um nêutron em um próton durante o decaimento radioativo de núcleos específicos.Responsável por: Decaimento radioativo e nucleossíntese;Força Relativa: 10 -6;Faixa: 10-18 m;Portadores de força: Bósons W e Z;Descrito por: Dinâmica quântica de sabores;Exemplos: Decaimento beta do urânio-235;
Aqui estão algumas das aplicações da força nuclear.
- Usina nuclear;
- Armas nucleares;
- Diagnóstico e tratamento médico avançados;
- A datação por radiocarbono (determina a idade dos materiais orgânicos a partir da abundância de isótopos de carbono);
- Determine a idade da Terra;
- Responsável pela existência do Sol.
Diferença entre a força gravitacional e a força nuclear:
Força gravitacional
Força gravitacional
Ocorre entre: Objetos astronômicos;Ocorre em: Espaço;Faixa: Infinito;Força: Mais fraca que a força nuclear;
Força Nuclear
Ocorre entre: Partículas fundamentais;Ocorre em: Núcleo de um átomo;Faixa: Curto alcance;Força: Mais forte que a força gravitacional.
Quando um núcleo atômico ganha um próton, ocorre uma interação entre a força nuclear forte e a repulsão eletrostática dos prótons. Esse processo pode liberar ou absorver energia, dependendo da estabilidade do novo núcleo formado. Se o núcleo resultante tiver maior energia de ligação nuclear (mais estável), a diferença de energia será liberada na forma de radiação, como ocorre na fusão nuclear no Sol. Já em casos onde o núcleo se torna menos estável, energia precisa ser absorvida. A energia liberada pode ser calculada pela equação E=Δm⋅c^2 , onde Δm é o defeito de massa e c é a velocidade da luz, sendo tipicamente medida em MeV. Exemplos práticos incluem a formação de isótopos e os processos de fusão nuclear que alimentam as estrelas.
© Direitos de autor. 2022: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 28/12/2025




Nenhum comentário:
Postar um comentário