segunda-feira, 30 de maio de 2022

Matemática aplicada - Aula 19 - O alfabeto Grego

 O alfabeto grego é um dos principais alfabetos entre as línguas ocidentais. Foi originado por volta de 1000 a.C. e influenciou a formação do alfabeto de diversos outros idiomas europeus. Tem 24 letras, e segue sendo utilizado no grego moderno, além de ter suas letras usadas em diversas áreas do conhecimento para representar cálculos, ideias e conceitos.

O alfabeto grego é, na verdade, uma adaptação do alfabeto fenício, que se originou na região em que hoje se encontra o Líbano. O contato entre gregos e fenícios se dava pelo comércio feito entre essas populações.

Por meio desse contato, os gregos tomaram o alfabeto fenício de empréstimo e começaram a adaptá-lo, até se tornar o alfabeto grego conhecido hoje. Veja as diferenças principais entre esses dois sistemas de escrita:

O desenvolvimento do alfabeto grego começou a ocorrer por volta do ano 1000 a.C., mas com muitas variações de acordo com a região da Grécia. Foi só, aproximadamente, no ano 403 a.C. que uma das variantes (chamada jônica) se tornou a oficial em Atenas, sendo adotada pelas outras cidades-estados. Essa variante é o alfabeto grego conhecido até hoje.

Como a Grécia Antiga teve grande importância no desenvolvimento científico universal, a relação dos gregos com a ciência se tornou algo inevitável. Por esse motivo, é bastante comum que encontremos referências ao alfabeto grego nas Ciências Exatas como Matemática, Física, Estatística, Astronomia e Engenharia.

Em geral, cada letra do alfabeto grego tem um significado diferente na área de atuação em que está sendo representada e, mesmo nesses casos, uma mesma letra pode ter significados diferentes dependendo do contexto em que for inserida. Alguns exemplos de uso são:

  • Alfa (α), beta (ß) e gama (γ) na química são símbolos para radiação "alfa, beta e gama”.
  • Alfa (α), beta (ß) na matemática são nomes dos ângulos de um triângulo: α = 30º e β = 60º.
  • Delta (δ ) é usado na fórmula de Bhaskara: Δ = b2 – 4ac.
  • Épsilon (ε) significa um pequeno valor positivo na matemática.
  • Lambda (Λ) maiúsculo aparece na Astronomia como nome para a constante cosmológica 
  • Lambda (λ) minúsculo é usado na fórmula para calcular o comprimento de uma onda : λ = c / f.
  • Pi (π) é a razão constante entre a circunferência e o diâmetro de um círculo: C = 2πr.
  • Fi (Φ) pode ser usada na Matemática, na Arquitetura e na Arte com significado de “razão de ouro”: ϕ = (1 + V5) / 2
  • Sigma (Σ) é usado como o símbolo para “somatória”.
  • Ômega (Ω) é usado como unidade de medida de resistência elétrica.
Esses são apenas alguns exemplos, sendo que há diversas outras letras gregas usadas em fórmulas e como representação de conceitos nas mais diversas áreas da ciência, como a matemática, a astronomia, a física, a química, as artes etc.
Para escrever corretamente o alfabeto grego siga a orientação de como se escrever as letras do alfabeto grego. Na verdade essas são letras minúsculas de forma, mas existe um formato manuscrito para algumas delas.

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário